quinta-feira, 18 de outubro de 2018


 A Haka Maori

              A dança Haka (A Haka Maori) é considerada um ritual de guerra e tem origem na Nova Zelândia e são danças típicas do povo Maori. Sua criação provém dos mitos antigos da tribo, que acreditam que Tama-nui-to-ra, o Deus do Sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto!), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.
              Há diversos tipos de Haka – a dança não é única, assim como as canções que a acompanham. Em alguns casos, ela pode ser feita com armas tradicionais, como algumas parecidas com lanças ou tacos, a "mais tradicional" é a Ka-Mate.
              A dança é formada por um grupo de homens, e é dançada com movimentos bruscos acompanhados de tapas no corpo e contorções na língua que acompanham o canto do líder que grita o Ka-Mate.



Ka-Mate

             Ka-Mate é o nome dado as instruções (ritmo que conduz os homens) da dança. E a Ka-Mate é dada pelo líder do grupo (existem outras Hakas utilizadas, porém a mais tradicional é a Ka-Mate).
             Atualmente, a dança é usada em cerimonias especiais, e recebimento de convidados de honra, algumas pessoas costumam usar a dança nos momentos especiais de suas vidas (casamentos, aniversários, eventos grandes, etc).

All Blacks

             Um dos grupos mais famosos hoje em dia pela dança são os “All Blacks”, a seleção Neozelandesa de Rugby, o grupo se utiliza da dança para intimidar seus adversários antes de cada jogo de Rugby.



Celebrações em centros culturais

             O Haka ainda é apresentado em celebrações Maoris e também em centros culturais. Um deles é o Te Puia, em Rotorua. Reúne apresentações, parque termal e uma escola que ensina artes manuais, como entalhamento de peças de madeira, funcionando como um guardião da cultura Maori para as futuras gerações.





Ao final uma demonstração da dança em sala




Referências Bibliográficas:

 Cardili, J. 



quinta-feira, 4 de outubro de 2018


O que é exergames?

                Exergame é o termo utilizado para os jogos eletrônicos que tem como objetivo de discutir as perspectivas da utilização do mundo virtual na educação física escolar. Ampliando a capacidade de aprendizagem do usuário através do condicionamento do próprio programa. Resumindo todo jogo eletrônico que tem a capacidade de beneficiar o seu usuário tanto intelectualmente como fisicamente pode ser colocado como um exergame.

Formas de aplicação dos exergames:

            Os exergames podem ser utilizados de diferentes formas como reabilitações de pessoas lesionadas (fisioterapia), desenvolvimento de material lúdico (inovação), melhor possibilidade de imersão social (inclusão), aperfeiçoamento físico (exercícios), entre outros. Tais possibilidades citadas são pequenas caso seja comparado à imensa gama de opções a serem exploradas nas mais diversas esferas de conhecimento. 
            Pode se observar uma melhor aplicação da modalidade na educação no episodio que aconteceu com Jefferson Prado, aos 14 anos, quando o mesmo se deparou com um pergunta, de 9º ano, relativa a historia a qual fazia o questionamento sobre uma passagem importante na vida do romano Júlio César, a resposta veio quase que imediatamente a sua mente. Pois o mesmo estava na época empolgado com um jogo virtual de estratégia sobre o império Romano. Este fato serve para mostrar uma das infinitas aplicações dessa ferramenta no cotidiano do ser humano. Outro fato que pode ser observado, agora, em tratamentos fisioterápicos em pacientes com algum tipo de sequela neurológica ou nas terminações nervosas, é a chance de conseguir recuperar totalmente ou parcialmente seus movimentos através de exercícios repetitivos e contínuos. Tais quais se beneficiam com os exergames, pois os torna menos enfadonhos e psicologicamente menos cansativos ou frustrantes de serem realizados pelos pacientes com a sensação de recompensa, mesmo que imaginaria, transforma aquele procedimento outrora chato em algo cobiçadamente divertido e prazeroso, auxiliando na recuperação do paciente.
Gift da cena do filme "Jogador número 1" de Steven Spielberg

             Além dessas, já apresentadas, possibilidades os exergames vêm mostrando alta capacidade de aproveitamento na área da educação física e em tudo que a engloba, como uma forma de saída mais fácil do sedentarismo, de uma melhor inclusão social em atividades físicas e combate a certos tipos de discriminação no caso a obesidade e no combate da mesma se for preciso.

Como os exergames funcionam?


São jogos eletrônicos com a capacidade de beneficiar o usuário através do condicionamento virtual ideal ao mesmo, trazendo uma sensação de fuga da realidade juntamente com sensação de prazer à medida que se vai superando os desafios propostos. Nessa linha de pensamento se têm os exergames desenvolvidos para a captação de movimentos dos quais são utilizados para realizar os desafios, tais mecanismo de captação de movimentos podem ser de natureza ótica que possibilita uma maior liberdade de ação, natureza magnética a qual depende de um ponto ou marcador especifico para ser reconhecida a ação e natureza mecânica que utiliza potenciômetros para medir as diferenças de potencial elétrico, essas diferenças detectadas são os movimentos realizados pelo usuário. No smartphone, pode se observar outros detectores ou ferramentas igualmente importantes na detecção de movimento como o barômetro que em conjunto ao acelerômetro ajuda a detectar subidas e descidas de altitude através da pressão, utilizado na monitoria da media de calorias perdidas em uma caminhada, por exemplo, “gyro” ou giroscópio é responsável por “ler” a inclinação, posição, orientação, direção, movimento angular e rotação do aparelho servindo para diversas funções.
Cena do filme "Jogador número 1" no qual mostra o uso de acessórios para realidade virtual, como luvas e óculos especiais

            Existem muitos games com detecção de movimento, mas o mais peculiar e divertido seria o “Dance Dance Revolution” que utiliza a detecção mecânica para interpretar os movimentos do jogador, no qual a cada fase do jogo fica mais rápida a passagem de comandos a serem desenvolvidas. Da mesma forma que é ideal para sair do ócio é ideal para diversão. Tal franquia foi desenvolvida pela Konomi e lançado inicialmente em árcades em setembro de 1998 no Japão, logo após ser exibida na Tokyo Game Show no começo daquele ano. A partir disso, logo ganhou o sucesso no mundo.
Maquina do jogo "Dance Dance Revolution"

Link do mapa mental: