Atividades Lúdicas
Brincadeiras Antigas
Introdução:
O principal objetivo desta aula é relembrar alguns
brinquedos, brincadeiras e jogos tradicionais que tiveram origem tanto do povo
da nossa nação (índio, negro, branco), quanto de outras terras. Em um universo brasileiro
cada vez mais digitalizado, urbanizado, sem segurança, sem espaço físico para
desenvolver essas brincadeiras, a conseqüência é o desaparecimento aos poucos. Porém,
jogos e brincadeiras como a peteca, ciranda, amarelinha continuam no folclore e
na nossa história.
Objetivo da Aula:
Ao fim da seqüência de apresentação das brincadeiras as crianças
poderão ser capazes de:
·
Reconhecer as regras das brincadeiras;
·
Saber os materiais usados para cada atividade;
·
Obedecer às regras;
·
Explicar a outros como se brincar/joga cada
brincadeira;
·
Perceber os efeitos da atividade física na saúde
da criança;
·
Melhorar a interação social da criança.
Conteúdos específicos:
1.
História e regras sobre os jogos,
brincadeiras, e brinquedos que seguem:
·
Adoleta;
·
Amarelinha;
·
Arranca Rabo;
·
Arremesso de Bambolê;
·
Balança;
·
Bamba;
·
Bate e corre;
·
Boca de Forno;
·
Bolinha de gude;
·
Carrinho de mão.
2.
Por fim a análise a explicação dos benefícios
físicos e sociais de cada atividade.
Ano:
1º ao 2º ano do ensino fundamental.
Tempo estimado: Duas
aulas com tempo estimado de 50 minutos para aprender e conhecer as regras de
cada brincadeira, subdivididos em 30 minutos para explicar o conteúdo inicial,
10 minutos para baixar e testar o conhecimento através do aplicativo kahoot e
10 minutos a roda de conversa.
Material necessário:
·
Lousa e piloto;
·
Papel e lápis;
·
DataShow;
·
Apresentação com slides sobre o conteúdo;
·
Canetas;
·
Smartphone/tablet;
·
Aplicativo Kahoot link:
( https://play.kahoot.it/#/k/51cfa937-65a6-444a-a1e0-01cd5e35e4d0 );
( https://play.kahoot.it/#/k/51cfa937-65a6-444a-a1e0-01cd5e35e4d0 );
·
Conteúdo elaborado.
· Link do Kahoot:
https://create.kahoot.it/kahoots/my-kahoots
· Link do Kahoot:
https://create.kahoot.it/kahoots/my-kahoots
Desenvolvimento metodológico:
Em todas as aulas, inicie a atividade fazendo uma
explicação do conteúdo. Organize sempre uma roda de conversa sobre o material
apresentado e faça a atividade usando o aplicativo kahoot para responder as
perguntas sobre os temas, exemplo: países de origem, história....
A seqüência de didática está organizada em duas aulas com
propostas de conhecimentos das brincadeiras apresentadas por você, onde as
crianças terão seu conhecimento testado.
Primeira aula
Para explicar as cincos primeiras brincadeiras, utilize a
lousa sempre que necessário, ao decorrer do conteúdo use o DataShow para
apresentar imagens ou vídeos da pratica de cada atividade abordada. Durante a
aula desafie os seus alunos a responder as perguntas do aplicativo Kahoot e por
fim faça uma roda de conversa para discutir quais as atividades foram
vivenciadas na prática pelos alunos.
Segunda aula:
Explique as cinco brincadeiras restantes utilizando dos métodos
e equipamentos da primeira aula e na roda de conversa desta aula, será perguntado
se foi vivenciado alguma brincadeira da aula passada pelos alunos e se alguma
criança já conhecia as brincadeiras abordadas na segunda aula.
Avaliação:
Observe a interação social pos aula dos alunos nos
intervalos e se eles voltaram ou começaram a vivenciar algumas das atividades
apresentadas em sala no espaço físico da escola.
Referência:
- https://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/;
- https://kahoot.com/;
- Guimarães, Daniela: Livro - manual para professores, formadores e bibliotecários, organizado por Ana Amélia Carvalho e publicado pelo Ministério da Educação de Portugal em 2015, pág. 203: Kahoot: quizzes, debates e sondagens ;
- http://ticedfisicaufal.blogspot.com/2018/08/elaboracao-de-aulas-de-educacao-fisica.html?m=1 .
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