quinta-feira, 5 de julho de 2018

Encontro com as TICs


 As TIC são utilizadas nas nossas vidas de diversas formas, pelos organismos da administração pública, empresas, escolas, famílias e indivíduos. TIC (tecnologia de informação e comunicação) é a expressão que se refere ao papel da comunicação (seja ela por fios, cabos, ou sem fio) na tecnologia da informação. Hoje em dia é fundamental estar informado, quando queremos falar com alguém, usamos meios de comunicação como, telefone, APPs, e-mail, entre outros.

Nós membros do grupo, tivemos contato com a TIC, em meados dos anos de 2004 á 2010, quando um dos membros teve o primeiro contato, com o computador do tio. O primeiro interesse dos membros com relação a tecnologia são diversas, uns iniciaram por curiosidade em jogar jogos online, outros pela comunicação com os amigos e familiares, pelo antigo MSN.

 Nas nossas vidas á TIC ajudou muito na escola, com os mecanismo de comunicação, ouve trocas de conhecimento e pesquisas e aproximação professor/aluno, após as aulas, adiantando conteúdos e avisos, melhorando o nível de ensino e aumentado a produtividade e diversidade das aulas. Hoje em dia com o uso da tecnologia conquistamos muito conhecimento, usando a tecnologia a nosso favor, a maioria do grupo usou a internet como mecanismo de pesquisa e aprendizado para o ingresso no curso de Ed. Física. Após o ingresso na Universidade, deparamos com o grande uso da tecnologia na sala de aula, como arquivos digitais, livros online, Datas shows e o uso das TICs na aproximação dos professores com nós alunos.

Com o crescimento das redes sociais, temos que ter cuidado com o uso de imagem e com o tempo que passamos nela. Algumas pessoas jogam na rede imagens comprometedoras e outras usam até para a prática de crime virtual. Por isso os professores tem grande papel na instrução do uso desses mecanismos para que sejam usados para agregar valores e conhecimentos.

No Brasil as TICs ainda são um tabu para alguns professores,que acham que podem ser substituídos por máquinas, ou mesmo pela falta de apoio por parte das políticas e administrações públicas. As TICs podem contribuir muito com a qualidade e elevação dos níveis de ensino e aprendizagem. Outra contribuição das TICs é no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades educativas especiais. Pessoas com deficiências sensoriais, como cegueira e surdez, utilizam recursos tecnológicos para se comunicar. Não há dúvidas que a tecnologia bem utilizada veio para contribuir , essas riquezas disponibilizadas pelas TIC devem ser exploradas a fundo por  professores e alunos para o bom funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem e ensino.


quarta-feira, 4 de julho de 2018


Apresentação dos fundadores do blog:



   Olá meu nome é Francisco um dos fundadores do blog, tenho 24 anos, natural de Maceió/AL. Atualmente estou cursando licenciatura de educação física na UFAL, estudando e dormindo na horas vagas. Optei pelo curso por ser algo de que comecei a gostar muito de uns anos para cá. Depois que fui submetido a uma cirurgia bariátrica, mas antes e após esse procedimento tive que desenvolver a prática de  pequenas atividades de exercício físico para me preparar ao tal procedimento. Desde então observei o valor do que é a educação física, além do que já se relaciona à exercícios físicos, percebi sua importância na manutenção da saúde e socialização que me foi apresentado.
  As minhas expectativas nesse curso superior é uma formação plena e completa junto aos meus colegas e amigos, aproveitar todas as oportunidades as quais a universidade possa me oferecer e que juntamente possa acompanhar. Na tentativa de conseguir superar todos os obstáculos que me forem apresentados

Oi, tudo bom? Meu nome é Rodrigo Martiniano, atualmente cursando Ed. Física na UFAL (Universidade Federal de Alagoas). Por toda a minha vida estudei em escola pública e enfrentei todas as dificuldades de uma pessoa que vem de uma família com renda familiar  abaixo do mínimo. Ingressei no curso de Ed.Física por, ter tido, mesmo em escola pública, um ótimo acompanhamento educacional, por parte dos professores de Ed.Física, mesmo com todos os problemas de infraestrutura das escolas. E também por amar esportes coletivos, como Futebol e Handebol. Espero aprender o máximo com o curso e superar as barreiras da área da educação e ser um profissional feliz com aquilo que escolhi trabalhar futuramente.



 Olá, meu nome é Gabriel José. Atualmente, junto com meus companheiros do blog, curso Educação física na Universidade Federal de Alagoas. Desde criança fui apaixonado pelos esportes, e essa paixão cresceu quando eu encontrei o Basŕquete, e cresceu ainda mais quando participei do projeto FCT (Fábrica de talentos).
 Atualmente a tecnologia vem se mostrando cada vez mais importante na minha busca por conhecimento, e ainda mais na minha própria vida pessoal, já que irei realizar uma cirurgia de remoção de cornetos que melhorará minha respiração, auxiliando, então, meu desempenho nos esportes. 
 Pretendo enfrentar cada desafio e me tornar um profissional competente como muitos dos que me serviram de exemplo na decisão da escolha deste curso que estou me apaixonando cada vez mais.

 Olá, me chamo Guilherme, tenho 18 e morava no interior, tive que me mudar para a capital unicamente por causa dos estudos. De todos os cursos dos quais pesquisei o de Educação Física foi o que mais me identifiquei.

 Desde cedo comecei a me interessar por esportes, principalmente pelas artes marciais, e foi graças ao Jiu-jitsu que saí do sedentarismo, e foi a necessidade de entender o funcionamento complexo do corpo humano que me trouxe ao curso.
  Espero continuar gostando e me identificando cada vez mais com o curso, e adquirir bastante conhecimento para a minha vida profissional.



Rodrigo e Francisco á esquerda e Gabriel e Guilherme á direita